02 agosto, 2012

PROJOVEM AVANÇA PARA O PROTAGONISMO JUVENIL




O ProJovem Adolescente, desenvolvido em Natal pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, trabalha cada vez mais em prol da qualidade dos serviços e das atividades ofertadas aos seus beneficiários. “Nesta gestão, o nosso programa avançou significativamente, contemplando 5.700 adolescentes nos 10 núcleos”, destaca Kália Trajano, coordenadora do ProJovem Adolescente.


Atualmente são 2.200 jovens com acesso à uma educação especializada, enriquecida pela valorização da cultura, esporte e a tecnologia digital. “Neste ano de 2012, já fizemos diversas orientações sociais, realizamos comemorações alusivas às datas festivas culturais, o lanche passou a ser refeição para todos os adolescentes, e desenvolvemos ainda várias oficinas de Arte e Cultura”, detalha a coordenadora.

O ProJovem também investiu na qualificação dos profissionais que atuam diretamente com os jovens. “Capacitamos 56 profissionais, para melhorar ainda mais a qualidade do serviço”, declara. O Programa conta hoje com 60 profissionais, entre orientadores sociais, facilitadores culturais, professores especializados em dança, arte, esporte e lazer.

A ação de destaque de 2012 para o Programa se deu com as inaugurações das Casas da Juventude, espaços sociais de valorização e atividades voltadas para o protagonismo juvenil. Foram inauguradas no período de maio a junho as Casas da Juventude dos núcleos Nossa Senhora da Apresentação, Igapó, África, Santa Catarina, Santarém e Quintas.

“As Casas da Juventude estão estruturadas para oferecer atividades criativas, dinâmicas que consigam envolver os jovens e contribuir não só para a abertura de oportunidades positivas com aulas de dança, esporte, e cultura, como também agir pela diminuição da evasão escolar, já que estar efetivo na escola é uma das condições para participar do Programa”, ressalta o secretário da Semtas, Alcedo Borges.

SAIBA SOBRE O PROGRAMA PROJOVEM

O ProJovem atua na promoção da qualificação social e profissional; no desenvolvimento de habilidades e aptidões; valorização da participação social dos jovens; ampliação das referências e oportunidades de acesso à cultura; promoção à saúde; acesso às atividades esportivas; acesso à tecnologia digital, dentre outros.

É voltado para adolescentes com idade entre 15 e 17 anos, priorizando aqueles pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, egressos de medidas sócio-educativas de internação ou em cumprimento de outras medidas, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) ou vinculados a programas de combate ao abuso e à exploração sexual.

FUNCIONAMENTO:

Cras Guarapes - Rua Novo Guarapes,S/N – Guarapes
Núcleo de Mãe Luiza - Rua João Xxiii, 573 - Mãe Luiza.
Núcleo Santarém - Rua Tarauacá, 272 – Conj. Santarém - Potengi.
Núcleo Santa Catarina - Rua Tijuca, 2886, Conj. Santa Catarina - Potengi.
Núcleo do Planalto - Rua Dom Antônio De Almeida Lustosa, 70 A – Planalto
Núcleo das Quintas - Rua Mário Negócio, 2033 – Quintas
Núcleo da África - Avenida João Medeiros Filho, 7880 – Redinha.
Núcleo de Nossa Senhora Da Apresentação - Rua Couto Magalhães, 5 A, Conj.Vale Dourado - Nossa Senhora Da Apresentação.
Núcleo de Igapó - Rua Pacatubá, 2052 - Igapó.
Cras Felipe Camarão

Um comentário:

  1. É típico de um blog micarlista só disponibilizar as reações "engraçado", "interessante" e "legal"...

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!