31 maio, 2013

300 picaretas e uma pá de cal

Impossível passar batido pelo brilhante raciocínio de Fernando Gabeira em seu artigo 300 picaretas e uma pá de cal, publicado no Estadão.  

O ex-deputado verde resgata a música Luiz Inácio (300 Picaretas), dos Paralamas do Sucesso, para fazer uma análise do poder legislativo brasileiro. Li com atenção a dura crítica de Gabeira e não posso deixar de concordar com cada palavra. O artigo, que republicamos a seguir, é uma importante leitura para qualquer um que tenha interesse na atual situação política brasileira, à exceção dos bois de Renan e do bode Galeguinho.  
a) Luis Penna – Presidente Nacional do Partido Verde

30 maio, 2013

Prefeitura avalia positivamente mudanças no trânsito de Santa Cruz


Os condutores de veículos ainda estão se adaptando às mudanças realizadas no trânsito pela Prefeitura de Santa Cruz. Mesmo assim, a avaliação feita pelo secretário de transportes e obras públicas, Francisco Nogueira, é bastante positiva, mesmo em pouco tempo após as mudanças.

foto-Nogueira
Para Nogueira, já é possível constatar os efeitos das alterações. "Melhorias no fluxo de veículos, sem congestionamentos e mais opções para estacionamento. Mesmo com poucos dias da implantação das mudanças é público e notório que o trânsito de Santa Cruz melhorou", afirmou Nogueira.
Um dos engenheiros do DETRAN, responsável pelo estudo de mobilidade urbana de Santa Cruz, Drº. Adécio Filho, afirmou que as alterações trarão grandes benefícios. "No inicio toda alteração causa certo transtorno, mas com o tempo a população vai ver que isso foi feito para melhorar o trânsito da cidade trazendo grandes benefícios a todos", explicou Drº.Adécio Filho.
Além de contar com o apoio da Policia de Trânsito, a prefeitura também está disponibilizando agentes para orientar os condutores.

Última atualização em Quarta, 29 Maio 2013 18:20

Pesquisa Agorasei: apenas 12% dos caicoenses aprovam o Governo Rosalba

A pesquisa realizada pelo Instituto Agorasei também avaliou a administração da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) entre a população caicoense.


roda agoSegundo os números da pesquisa, 1.2% dos entrevistados dizem que a atual administração é ótima, 10.8% boa, 30.8% regular, 16% ruim e 37% que é péssima. Aqueles que não sabem responder somam 4.2%.
Por esta metodologia de avaliação, a aprovação do Governo Rosalba é de apenas 12% com a soma do ótimo e bom. A reprovação, somando o ruim e o péssimo, é de 53%. Os 30.8% do regular não contam como aprovação ou reprovação.

29 maio, 2013

O Prefeito de Japi, Robinho, trará para sua cidade 1 Retroescavadeira e 1 Motoniveladora

O Japi em foco publicou


 Na próxima semana, O Prefeito de Japi, Robinho, trará para sua cidade 1 retroescavadeira e 1 motoniveladora. Através de uma parceria com o Governo Federal, o mandato de Robinho ajudará a centenas de agricultores que sofrem com os efeitos da seca.
A doação das máquinas integra o conjunto de ações planejadas pelo Governo Federal para combater os efeitos da seca e melhorar as condições de convivência com o semiárido. Até o final deste ano todos os municípios, mesmo o que não estão em situação de emergência, receberão os equipamentos que a presidenta Dilma determinou.

Pesquisa em Caicó dá ampla vantagem para Wilma

O Blog de Marcos Dantas divulgou pesquisa realizada em Caicó pelo Instituto Agorasei, nos dias 24 e 25 deste mês, em que a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) surge como o nome mais citado na questão espontânea, quando não são oferecidas opções, na disputa para o Governo do Estado em 2014. 
governador-espontanea-caico-maio2013
 Se as eleições estaduais fossem hoje, Wilma aparece com 20.5%, seguida pelo ministro Garibaldi Filho (PMDB) e pelo deputado João Maia (PR), ambos com 4.8% de intenção de voto. Depois vem a deputada Fátima Bezerra (PT) com 2.8%, o vice-governador Robinson Faria (PSD) com 2%, a atual governadora Rosalba Ciarlini (DEM) com 1.5%, o deputado Henrique Alves (PMDB) com 1% e o senador Agripino Maia (DEM) também com 1%. Os entrevistados que afirmam não votar em ninguém somam 6.2% e os que não sabem responder são 54.4%.

28 maio, 2013

Evangélicos fazem campanha na internet contra a novela “Amor à Vida”, da TV Globo

A novela “Amor à Vida”, nova atração da Rede Globo do horário das 21h00, que substituiu “Salve Jorge”, se tornou alvo de uma campanha iniciada por uma página no Facebook. A campanha foi iniciada pelo grupo “Marcos (sic) Feliciano Me Representa Sim”, que critica principalmente o núcleo gay da novela.
Evangélicos fazem campanha na internet contra a novela “Amor à Vida”, da TV Globo
De acordo com o site Gente, do iG, a campanha criada na rede social, que começou antes mesmo da estreia da novela, tem como bandeira o slogan: “Diga Não a Essa Novela que Prega Sodomia, Pessoas Adúlteras, Afeminadas e Fornicadores.

Construa seu futuro agora com o IER Cursos




Depoimentos dos Alunos IER Cursos:



Há sete anos no mercado formando profissionais, o IER Cursosestá em João Câmara / RN há um ano, com aulas aos sábados na Escola Estadual Antônio Gomes, nos turnos da manhãtarde enoite.

Protesto contra importação de médicos teve a adesão de estudantes de todo o estado

Tribuna do Norte – 

revalida medicosCentenas de estudantes de Medicina de faculdades públicas e privadas, além de profissionais da área da saúde, foram às ruas na manhã de hoje (25) em protesto contra a importação de médicos de países estrangeiros sem a realização do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Ensino Superior Estrangeiras, chamado de Revalida.

DEPUTADO FEDERAL PAULO WAGNER


27 maio, 2013

TIO DO PREFEITO DE TANGARÁ PEDE SAÍDA DE SECRETÁRIO WALLACE MAXSUEL, E CULPA-O PELO DESASTRE DA ADMINISTRAÇÃO.

Avança Tangará publicou

Não é de Hoje que a Secretaria de comunicação do Município de Tangará vem sofrendo ataques pelo lado oposicionista devido falta de ações praticado pelo gestor que a administra, o Senhor Wallace Maxsuel, residente da cidade de Santa Cruz- RN, e que demonstrou durante esse período não ter a mínima capacidade para assumir uma pasta desse porte, o fato engraçado é que a oposição ganhou mais um Aliado o então tio do Senhor Prefeito Alcimar Germano, o Senhor Washington Rocha, que em declaração recente em rádio popular deixou bem claro o descontentamento que tem devido ao mal funcionamento de tal órgão, não bastasse o ocorrido, na ultima Reunião Legislativa, realizada na Câmara Municipal de Tangará no dia 23 de maio de 2013, em um lançamento de uma revista de sua autoria ele também inflamou esse assunto fazendo com que Vereadores da situação pedisse a sua saída imediata, Chamado-o de forasteiro e o culpando pelo desastre administrativo pelo qual o município vem sofrendo.


CURSO TÉCNICO EM ENERGIA EÓLICA EM SANTA CRUZ

Com a sala lotada e sob o comando da Professora Paula Virginia teve início neste sábado (25) o curso técnico em energia eólica em Santa Cruz/RN.
 Santa Cruz, Japi, Jaçanã, Campo Redondo, enfim alunos de várias cidades do Trairi estão matriculados e já no primeiro dia de aula, foram informados pelo diretor do curso o Professor Hudson Henrique sobre parcerias entre o IRE Cursos e várias empresas já interessadas na formação destes primeiros profissionais.
No Rio Grande do Norte, a geração eólio-elétrica expandiu-se de forma acelerada ao longo da última década, atingindo a escala de gigawatts. Um dos fatores limitantes para empreendimentos eólicos tem sido a falta de mão de obra especializada.
Pensando nisso e de olho na eminencia da instalação de parques Eólicos aqui em nossa Região, mas precisamente nas cidades de Japi e Campo Redondo, o IER trouxe para Santa Cruz o curso de técnico em energia eólica. 
 O blog do PV acompanhou a primeira turma de alunos, que como se havia de esperar contou com vários integrantes do Partido Verde matriculados.  De agora em diante estaremos trazendo todos os detalhes sobre o andamento do curso que contará inclusive com visitas técnicas a parques eólicos já em funcionamento.
 A procura está tão grande que o professor Hudson já está pensando em abrir outras turmas para atender a demanda visto que, a previsão para a instalação dos parques das cidades de Japi e Jaçanã é de muito breve, e como a mão de obra especializada está sendo importada dos estados vizinhos como a Paraíba e Ceará entre outros já não conseguem atender a demanda é provável que, mesmo antes do final do curso,  
(que terá a duração de um ano) a maioria dos alunos já sejam contratados tal é a dificuldade de mão de obra qualificada!
Do blog: Em conversas de "bastidores" com o Diretor do IER o professor Hudson fomos informados em primeira mão sobre a intenção  de formar mais algumas turmas.




Robinson Faria: “Defendo a união da oposição no 1º turno”



robinson TN
Embora admita que a escolha do candidato de oposição ao Governo estadual será apenas no próximo ano, o vice-governador Robinson Faria, presidente estadual do PSD, confirma que não vislumbra outro cenário não seja sua candidatura a esse cargo.

26 maio, 2013

SANTA CRUZ TEVE A PRIMEIRA AULA DE ENERGIA EÓLICA NESTE SÁBADO(25)


O Instituto de Energia Renovável-IER, iniciou na cidade de Santa Cruz-RN, neste sábado, o Curso de Energia Eólica, a partir das 7 horas, na Escola Municipal Miguel Lula.

Atualmente o país tem 71 parques que produzem a energia limpa e renovável, onde a Região Nordeste é campeã nacional de geração de energia do vento e o Rio Grande do Norte está em 1º lugar.

O IER, trabalha com o social, fazendo parceria e colaborando para o desenvolvimento da sua cidade, do Estado e do País.

O profissionalismo deixa o cidadão pronto para à competição no mercado, transformando-o num cidadão respeitado e qualificado no seu trabalho e na sociedade.

O IER, torce por você e pelo seu sucesso.  Afinal, somos uma família de empreendedores. 
Seja bem vindo(a) e boa sorte! 

Veja: Rosalba está com a corda no pescoço



Matéria da revista Veja que chegas às bancas nesse final de semana destaca a ausência da governadora Rosalba Ciarlini no programa do seu partido, o Democratas. Mas considerando um enfoque em particular: a dependência da governante potiguar junto ao governo da petista Dilma Rousseff.
rosalba veja
Confira um trecho da matéria publicada pelo jornalista Adriano Ceolin:
No último dia 15, causou surpresa a decisão da governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, de não participar da propaganda eleitoral do DEM, o partido dela, na TV. Rosalba afirmou que não gostaria de aparecer no programa que deverá conter críticas à presidente Dilma.

25 maio, 2013

Curso de Energia Eólica, agora em Santa Cruz.

O Instituto de Energia Renovável – IER Cursos, informa: 

O início de suas aulas de energia eólica, hoje, sábado (25), a partir das 7 horas, na Escola Municipal Miguel Lula. E atenção!
 Continua a promoção de 40% de desconto para os primeiros 50 inscritos neste sábado, das 8 as 17 horas. Não perca esta oportunidade, profissionalize-se e esteja pronto para o mercado de trabalho. Curso de Energia Eólica, agora em Santa Cruz.



24 maio, 2013

Senador Paulo Davim (PV-RN) consegue R$ 5 milhões para o Hospital Walfredo Gurgel


Emenda será utilizada para aquisição de equipamentos e reforma da unidade


Uma emenda de autoria do senador Paulo Davim (PV-RN), no valor de R$ 5 milhões, foi empenhada esta semana pelo Ministério da Saúde (MS), para ser utilizada na aquisição de equipamentos e reforma naquela unidade. Essa emenda fez parte do OGU de 2012 mas, só agora foi liberada pelo MS. "Todos sabemos das demandas e necessidades do Walfredo Gurgel. Fico muito satisfeito que finalmente essa emenda tenha saído", disse o senador  pevista.

23 maio, 2013

Curso de energia eólica em Santa Cruz



Atenção santa cruz!


Devido a grande procura o IER curso prorrogou até o próximo sábado (25) a inscrição para quem desejar torna-se técnico (a) em energia eólica.

 Não perca mais esta oportunidade e garanta o seu futuro!

Má gestão é empecilho para melhoria da saúde pública, aponta Paulo Davim



MINI_12.08.28-18.23.28-paulodavim-artigo
A falta de recursos não é único problema pelo qual passa o sistema de saúde pública do país. Em discurso no Plenário nesta terça-feira (21), o senador Paulo Davim (PV-RN), que é médico, apontou a má gestão administrativa e financeira como outro empecilho para o bom funcionamento do setor.
O parlamentar apresentou auditoria do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte mostrando que de 22 hospitais da rede pública no estado 16 têm baixo percentual de ocupação, alguns deles na faixa de 13% a 18%, muito aquém do ideal estabelecido pelo Ministério da Saúde. Em contrapartida, algumas unidades na região metropolitana de Natal, a capital potiguar, estão superlotadas, com índice que chega a 147%.

22 maio, 2013

Juiz de paz pede demissão para não celebrar casamento gay


Juiz de paz José Gregório prefere se demitir a celebrr casamento gay em Redenção, no Pará (Foto: João Lúcio/Arquivo pessoal)O juiz de paz do Cartório do Único Ofício de Redenção, sudeste do Pará, pediu demissão do cargo após decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que obriga os cartórios a realizarem casamento entre pessoas do mesmo sexo. Ele alega que “o casamento homoafetivo fere os princípios celestiais”.


Nomeado para o cargo há sete anos, José Gregório Bento, 75 anos, há mais de quatro décadas é pastor da Igreja Assembleia de Deus, e trabalha como voluntário no cartório civil da cidade, fazendo conciliações e celebrando casamentos.

21 maio, 2013

Partido Verde de santa cruz... O meio ambiente agradece!




Venha para o PV e faça a diferença!

 Ligue pra nós 84 9998-8019


EM BREVE... AGUARDEM!







Prefeitura de Parnamirim é condenada a pagar R$ 350 mil por uso irregular de estagiários



A Justiça do Trabalho em Natal condenou o Município de Parnamirim a uma indenização no valor de R$ 350 mil por dano moral coletivo, decorrente da utilização de estagiários para substituir funcionários. A decisão é resultado de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT/RN).

Instituto Pedro Cavalcanti realiza exames médicos na Ação Global 2013



Foram mais de 200 atendimentos com especialistas na saúde do ouvido



O Instituto Pedro Cavalcanti (IPC) realizou no último sábado (18), durante a 20ª Ação Global 2013, cerca de 200 atendimentos médicos. Uma equipe formada por oito otorrinolaringologistas fez testes de Audiometria nos visitantes da Ação, que ocorreu no Complexo Cultural de Natal, na zona Norte da cidade.
Imagem inline 1
"Eu achava que o problema estava em meu celular. Com o exame de audiometria acabei de descobrir que tenho uma perda considerável de audição. Acabei de ser encaminhado para marcar uma nova consulta de graça. Ainda bem que o Instituto estava aqui para fazer essa avaliação", comemorou o porteiro Paulo Câmara de Macedo, de 59 anos.

O otorrinolaringologista Pedro Cavalcanti destacou que esse tipo de ação é uma excelente oportunidade para que as pessoas possam aproveitar os benefícios oferecidos e para que cuidem da saúde. “Todos os visitantes diagnosticados com algum tipo de problema na audição serão encaminhadas para exames mais precisos”, garantiu o especialista.



Essa edição da Ação Global teve como tema “Mulheres”, e elas compareceram em maior número em busca dos diferentes serviços oferecidos pelo evento, assim como a aposentada Maria Silva Santos, 62 anos, que não perdeu a oportunidade de cuidar da saúde. "Foi ótimo. Hoje fiz vários exames aqui e os mais interessantes foram os testes de audição. Além de um bom atendimento, descobri que estou ótima, minha perda auditiva é normal para minha idade”, comentou.

Além dos atendimentos e dos testes de Audiometria, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial apresentou a campanha "Ouvido, Nariz e Garganta; cuide e viva melhor", para conscientizar as pessoas sobre a importância do profissional da otorrinolaringologia. A campanha pode ser acessada por meio do sitehttp://www.ouvidonarizegarganta.org.br/.

Wilma admite disputar o Governo do Estado em 2014


A vice-prefeita de Natal e presidente estadual do PSB, Wilma de Faria, começou a entrevista de forma ponderada. Com o argumento de que as candidaturas de 2014 serão definidas apenas no próximo ano, ela não assumiu nem mesmo a defesa da candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, a presidente da República. Disse que a preocupação do PSB no Estado, neste momento, é em envolver a militância.

20 maio, 2013

JAPI TERÁ SEDE DA PREFEITURA EM PRÉDIO PRÓPRIO MUITO EM BREVE

Confira a postagem do Japiemfoco:

A Prefeitura Municipal está ganhando forma.

 Falta pouco para terminar a tão espera reforma do Prédio que funciona a prefeitura municipal. Alguns detalhes e a prefeitura será reinaugurada. Segundo informações, logo após a reforma da prefeitura, será construída uma quadra de esporte atrás do posto médico.

 Vamos aguardar o fim da reforma.


Lei dos Postos está em vigor

Carlos Eduardo assinou a lei aprovada na Câmara Municipal
Carlos Eduardo assinou a lei aprovada na Câmara Municipal

Supermercados e hipermercados já podem instalar postos de combustíveis em seus estabelecimentos. Após o aval da Procuradoria Geral do Município sobre o projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de Natal, o Executivo publicou na edição do Diário Oficial do Município de ontem a sanção do prefeito Carlos Eduardo à proposta.

Wilma faz maratona de campanha neste sábado


Tahisa Galvão publicou!

Em campanha…por aí…

E lá se foi a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, para o interior.
Depois de passar na Ação Global, evento do Sesi que acontece hoje em Natal, seguiu para Assu, para encontro com filiados ao PSB.
Ao meio-dia estará no estúdio da Rádio Princesa do Vale, dando entrevista ao programa Registrando.
Itajá, Ipanguaçu e Riachuelo serão os próximos destinos de Wilma ainda neste sábado.
Wilma na Ação Global do Sesi

Processo de desfiliação do deputado Kelps Lima será julgado terça-feira


kelps

Na próxima terça-feira o Tribunal Regional Eleitoral julgará o processo de desfiliação por justa causa do deputado estadual Kelps Lima. O parlamentar, eleito pelo PR, deseja deixar o partido sem perder o mandato.
O processo tem como relator o juiz Carlo Virgílio. Caso consiga sair do PR, o provável destino político de Kelps Lima é o Partido Progressista, que tem no comando o presidente da Assembleia, deputado Ricardo Motta.
Por Anna Ruth Dantas

PV e PT unidos... Em prol da saúde!


-4

O senador Paulo Davin (PV) acompanhou a deputada Fátima Bezerra(PT) na tarde d ultima quarta-feira (15) ao Ministro Alexandre Padilha(Saúde). Levaram o diagnóstico (lamentável) da saúde de Natal; recursos para funcionamento das UPAs e custeio de leitos de UTI, construção de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), construção da Central de Assistência Terapêutica, informatização do serviço. Padilha prometeu ajudar ajudar. 

18 maio, 2013

Aprovado na CAS Projeto de Lei do Senador Paulo Davim (PV-RN) que institui exame para validação dos diplomas para médicos estrangeiros






Foi aprovada na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, nesta semana, a exigência para que médicos de outros países passem pela revalidação de diplomas expedidos por universidades estrangeiras. O projeto de lei (PLS 138/12), de autoria do senador Paulo Davim (PV-RN), visa medir o conhecimento, as habilidades e competência para o exercício profissional no Brasil, considerando-se as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O texto propõe exigências equivalentes às mesmas que são impostas aos médicos brasileiros que, por ventura, pretendem trabalhar em outros países.

Marina Silva está VIVA!

Do Panorama Político no Globo As pesquisas eleitorais do PSDB mostram a candidata Marina Silva(Rede) à frente de Aécio Neves.

O Instituto Ideia ouviu cinco mil pessoas, de 27 de março a 5 de abril, para orientar o programa de TV que vai ao ar. Aécio aparece atrás da presidente Dilma e de Marina, mas está entusiasmado com seu desempenho na classe A, formadora de opinião.

 Nela, Dilma tem 33,8%; Aécio, 32,8%; Marina, 22,6%; e Eduardo Campos (PSB), 7,1%. Na classe C, maioria do eleitorado (57%), Aécio tem 11% (C1) e 8,4% (C2); Eduardo, 2,7% e 3,4%; Marina, 17% e 14,7%; e Dilma, 59,6% e 63,2%. Hoje, nem a presença de Campos (PSB) levaria a disputa para o segundo turno. DO TL: Resta saber como a informação vai repercutir no processo para criação de novos partidos políticos; se agir para Marina ser candidata e viabilizar o segundo turno ou … esperar a onda e a Rede passar, com receio de perder o posto de vice na corrida presidencial.

Wilma de Faria e o PMDB



 por Eliana Lima
Ex-prefeita, ex-governadora, vice-prefeita de Natal e presidente do PSB no RN, Wilma de Faria vai articulando seu futuro político a partir de 2014.
Um dos seus interesses é o partido queridinho do momento: PMDB.
Como se sabe, dia desses ela se reuniu com o presidente do partido no Estado e presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. Em Natal.
E nesta ter (14), a pedido dela, vai à casa do deputado estadual Nélter Queiróz, também doo PMDB, às 16h, para um tête-à-tête político.
Em tempo: Nélter é genro de sua fiel escudeira Graça Motta.

Joaquim Barbosa e a união homoafetiva



 por Eliana Lima

17 maio, 2013

General Eletric anuncia R$ 1,2 milhão em investimentos no RN



aerogerador
A empresa General Eletric (GE) anunciou nessa quarta-feira (15) o investimento de R$ 1,2 milhão na construção de um Centro de Serviços no município de João Câmara. O anúncio foi feito durante reunião, em Natal, com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho, e a equipe de gerência Financeira e Tributária da empresa.

Rosalba confessa que não participou de programa do DEM para poupar Dilma



dilma rosalba
Rosalba Ciarlini é uma administradora rara. A única do DEM no Brasil a governar um Estado. Por isso, suas críticas à administração do PT no Governo Federal poderiam ter um peso considerável visando a eleição para a Presidência da República do próximo ano. Poderiam. Porque nem toda a proximidade dela com o presidente nacional do DEM, o senador José Agripino, um dos principais conselheiros políticos de Rosalba, a convenceram de gravar o programa partidário do Democratas, justamente, por ele criticar a administração da presidente Dilma Rousseff.

16 maio, 2013


DNA CENTER

“Pai Presente”
Ação Global 2013 terá exames de DNA gratuitos

População terá acesso a exames de reconhecimento de paternidade A Corregedoria de Justiça (CNJ), em parceria com o laboratório DNA Center, vão oferecer exames de DNA gratuitos para reconhecimento de paternidade durante a 20ª Edição do Ação Global 2013. A ação será realizada no próximo sábado (18), no Complexo Cultural de Natal, a antiga penitenciária João Chaves, Zona Norte da cidade. O objetivo é estimular o reconhecimento de paternidade de pessoas sem esse registro. A busca pelo exame pode ser feita espontaneamente pelo pai ou solicitada por mãe e filho. As ações do Pai Presente contam com um aparato que inclui a participação de juízes, advogados, conciliadores, representantes dos cartórios (para receberem as averbações e posteriormente prepararem os registros) e do laboratório DNA Center, que realiza os exames para os casos dos que têm dúvida quanto à paternidade. Os exames de DNA serão oferecidos das 8h às 18h. A programação da Ação Global abrange diversas áreas, como saúde, educação, cultura, esporte, lazer e serviços jurídicos. Tudo oferecido gratuitamente ao público presente. Em parceria com a Rede Globo e outras 150 instituições, a meta do Departamento Regional do SESI é realizar cerca de 80 mil atendimentos. Como é feito o exame para reconhecimento de paternidade? O procedimento é simples. A coleta de material genético é feito sempre com a presença da mãe, filho e suposto pai. O teste de paternidade baseia-se na análise do DNA (ácido desoxirribonucleico), uma substância presente em todas as células do corpo e que é responsável pela transmissão das características hereditárias dos genitores para seus descendentes. Com exceção de gêmeos idênticos, cada pessoa tem um padrão único de DNA, a exemplo de sua impressão digital. O bioquímico Roberto Chaves explica que o exame de DNA identifica e compara várias regiões do DNA do (a) filho (a), da mãe e a do pai. Durante o teste, são analisados os padrões de DNA que uma pessoa herdou da mãe e a outra metade do pai. Durante o teste, os padrões do filho (a) são, primeiramente, comparados com os da genitora. “Os que não correspondem aos padrões maternos são, portanto, obrigatoriamente provenientes do lado paterno. Se o homem testado não possuir esses padrões em seu DNA, ele certamente não é o pai biológico”, explica o especialista. Nos casos em que o exame dá um resultado negativo, o procedimento é repetido. Ainda de acordo com o bioquímico Roberto Chaves, no Brasil, o índice de resultados negativos gira em torno de 20%. No Estado, esse índice sobe para 25%.
DNA CENTER





Laboratório DNA CENTER
Assessoria de Imprensa
Anna Karinna - 8809-8428 
Leide Franco - 9946-1617 | 8893-2784

As ‘máquinas mortíferas’ fabricadas no Brasil


fonte | A A A

Todos os anos, acidentes de automóvel vitimam milhares de brasileiros que poderiam estar vivos caso a fabricação dos carros para o mercado interno seguisse o padrão de outros países



article image
Lembro-me apenas vagamente da reação das pessoas mais próximas quando o então presidente Collor comparou os carros fabricados no Brasil a carroças. A memória que tenho é a da indignação por ouvirem um presidente com cara (e fama, e talvez vida) de playboy, que certamente poderia comprar bons carros importados, falando mal dos carros “nacionais”.