19 outubro, 2010

Prefeita Micarla de Sousa discute liberação de recursos para revitalizar orla


Revitalizar a orla marítima de Natal é um dos objetivos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), através do qual deverão ser liberados cerca de 77 milhões de dólares para desenvolver ações de melhoria da infraestrutura das praias de Natal, desde Ponta Negra até o estuário do rio Potengi, próximo ao Forte dos Reis Magos.
A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, reuniu-se na manhã desta sexta-feira (15), com o ministro do Turismo (MTur), Luiz Eduardo Barretto, em Brasília, para discutir a liberação dos investimentos. “Estou muito confiante que os recursos sejam liberados, principalmente porque o ministro colocou o Prodetur para Natal como prioridade”, ressaltou.
Os 77 milhões de dólares serão liberados através de recursos do Ministério do Turismo e da Corporação Andina de Fomento (CAF), esse último um banco de desenvolvimento criado em 1970 e composto atualmente por 18 países da América Latina, dentre os quais o Brasil; além do Caribe; Europa e mais 14 bancos privados da região andina.
O secretário adjunto da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), Sandro Pacheco, informou que o projeto do Prodetur para a capital potiguar, apresentado pela prefeita Micarla do Natal, contemplará, no caso de Ponta Negra, a chamada “engorda” da praia. “A idéia aqui é aterrar a praia para que a orla chegue a 100 metros de areia, além de aumentar o calçadão para 15 metros de largura”, informou Sandro Pacheco.
Segundo o secretário adjunto da Seturde, essa intervenção urbanística proporcionará a realização de grandes eventos esportivos, como campeonatos de voleibol e até de futebol de areia. No caso da área da ZPA 7, próximo ao estuário do Potengi, o projeto propõe a criação de uma área de convivência.
A prefeita do Natal destacou ainda que a partir da próxima semana uma equipe da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), órgão ligado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, virá a Natal analisar a proposta da carta-consulta do projeto.
O Cofiex tem o objetivo de identificar, examinar e avaliar as solicitações, de natureza financeira, com vistas à preparação de projetos ou programas de entidades públicas. O relatório que os técnicos da Cofiex preparem sobre o Prodetur Natal será apresentado na reunião da comissão, no próximo mês de novembro.
Fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!