04 outubro, 2010

Rosalba sai em carreata com senadores

“Vitória! Vitória! Vitória!” Com essas palavras a governadora eleita, Rosalba Ciarlini (DEM), saudou a multidão vestida de rosa que a aguardava ao lado do Machadão para a festa da vitória. Ela só chegou ao local por volta das 0h30 da madrugada desta segunda-feira, acompanhada do vice-governador eleito, Robinson Faria (PMN), e dos senadores reeleitos, Garibaldi Filho (PMDB) e José Agripino (DEM).

A senadora agradeceu o apoio dos eleitores da capital e de todo o estado. “Valeu Natal, valeu Rio Grande do Norte. Muito obrigada, obrigada de coração a cada um de vocês”, declarou a candidata eleita, já em cima do carro aberto que a levou junto dos correligionários na carreata que tinha como destino a praia do Meio, onde um palco estava sendo montado para a festa da vitória, com apresentação da banda Café Torrado.
Na saída do Machadão, pela avenida Prudente de Morais, diversos carros de som e veículos com caixas acústicas tocavam as músicas de campanha e tomaram conta da rótula do estádio. “Vamos agora comemorar, que nós temos direito”, decretou Rosalba Ciarlini, marcando o início da festa cuja concentração havia se iniciado ainda no início da noite, com o andamento da apuração mostrando a tendência de vitória da candidata de oposição, e se intensificou com um show de fogos de artifício na chegada dos eleitos.
A futura governadora já tinha na agenda, para esta segunda-feira, uma entrevista à IntertTV Cabugi, no início da manhã, e a ida a Mossoró, onde uma nova festa estava prevista para receber a candidata eleita.
Henrique é reeleito para o 11º mandato
Em 2011 o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB) será o recordistas de mandatos na Câmara dos Deputados – 11 no total. A eleição finalizada ontem creditou ao potiguar, também, a maior votação dos 40 anos de vida pública. Ele teve quase 190 mil votos, tendo sido o terceiro na preferência do eleitorado norte-riograndense. “Fico muito feliz e até emocionado. Chegar ao décimo primeiro mandato tendo a maior votação de todas as eleições das quais participei é para, no mínimo, agradecer a todos aqueles que deram essa demonstração de apoio ao trabalho desenvolvido por mim durante todos esses anos”, declarou o líder do PMDB na Câmara Federal.
Henrique destacou também que, mesmo tendo sido esta uma eleição difícil face a divisão do PMDB na esfera majoritária, o partido cresceu 50% em relação ao pleito passado. A coligação da qual faz parte o PMDB teve votação recorde tendo sido o maior quadro de deputados estaduais – nove no total; e de federal – 3. “Sem falar no senador [Garibaldi Alves], o homem de mais de um milhão de votos”, comemorou o líder do PMDB na Câmara.
Henrique e Garibaldi foram convidados pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) e pela candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff (PT), para uma reunião que ocorrerá hoje, às 15h, com todos os governadores, senadores e líderes da base de sustentação do PT, eleitos ontem. Ele afirmou que agora as atenções estão voltadas para a campanha de Dilma Rousseff, que tem o presidente nacionald o PMDB, Michel Temer, como vice da chapa.
O presidente estadual do PMDB falou também sobre o candidato ao governo Iberê Ferreira de Souza (PSB), a quem apoiou e que foi vencido em primeiro turno pela candidata do DEM, Rosalba Ciarlini, e também sobre o ex-prefeito de Natal, candidato do PDT, que ficou em terceiro lugar. “Quero dar uma palavra ao governador Iberê, candidato valente e lutador. Também à Carlos Eduardo pelo seu esforço, apesar de todas as dificuldades que nós sabemos”, assinalou.
Wilma afirma que vai se dedicar à campanha de Dilma
Vencedora de muitas campanhas árduas ao longo da sua trajetória política, a ex-governadora Wilma de Faria não obteve o êxito na candidatura ao Senado no pleito de 2010. Ela esperava repetir o resultado da ousada candidatura que a governadora em 2002, com mais de 820 mil votos, que correspondeu a 61,05% dos votos válidos. Apoiada por Lula e pela cúpula do Partido dos Trabalhadores (PT) no Rio Grande do Norte, a candidata obteve a terceira colocação na disputa pela vaga ao Senado com pouco mais de 21,86% dos votos válidos.
A ex-governadora disse estar tranquila com o resultado da eleição por ser um processo democrático e os mais de 600 mil votos demonstram a credibilidade e a confiança que os eleitores têm em seu trabalho.
O objetivo de Wilma de Faria, a partir de agora, é se empenhar na candidatura de Dilma Rousseff no Rio Grande do Norte e no Nordeste. Além disso, a assessoria confirma que a ex-governadora irá analisar o resultado com mais cautela para tomar outras decisões em relação à campanha. A candidata disse, ainda, que devido à coerência com o partido e a coligação Vitória do Povo, o resultado foi recebido com tranquilidade.
A assessoria de Wilma desmentiu uma informação dada na rádio 98 FM de que ela disputaria o pleito para a prefeitura de Natal em 2012. Wilma disse que não era a hora correta de conversar sobre isso em sua entrevista à Rádio Globo. Uma pessoa se fez passar por Wilma de Faria e ligou para a rádio 98 FM dizendo que seria candidata à prefeitura em 2012.
Iberê Ferreira destaca não haver “mágoa ou queixa”
O candidato ao governo do estado, Iberê Ferreira de Souza disse ontem à noite que é muito grato a todos que contribuíram para sua campanha. Ao lado de Wilma de Faria e Hugo Manso, ele tentou se reeleger governador, mas ficou em segundo lugar na disputa direta com a senadora Rosalba Ciarlini (DEM). Em entrevista coletiva, Iberê agradeceu ao apoio de todas as lideranças políticas do interior que o fizeram conquistar mais de meio milhão de votos, correspondendo a 36,19% dos votos válidos. Ele disse, ainda, que sai sem nenhuma mágoa ou queixa da campanha e recebe de forma democrática o resultado, pois quem entra numa disputa política só pode sair com dois resultados: vitória ou derrota.
Iberê tentava sua reeleição como governador. Ele foi eleito em 2006 como vice-governador do estado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) e em 31 de março desse ano assumiu a governadoria com a renúncia de Wilma de Faria para disputa do pleito encerrado ontem. Ao longo do mandato e início da campanha política, o candidato enfrentou um câncer.
Iberê enfrentou a cirurgia e o tratamento decidido a enfrentar a campanha para o governo estadual. Em entrevista concedida em março à repórter Anna Ruth Dantas, ele disse: “Eu só tenho a alternativa de ser candidato a governador. Sigo essa alternativa sem aflição”.
Ao finalizar sua entrevista coletiva, Iberê agradeceu a confiança no seu trabalho e credibilidade nas propostas enquanto candidato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!