19 novembro, 2010

Ex-secretário adjunto nega o tráfico de influências

“Nunca interferi em nada na contratação de empresas pela Sesap. Nunca botei os pés na Secretaria de Saúde e nunca liguei para lá para pedir nada.” A declaração do ex-secretário adjunto de Esportes do Estado, João Henrique Lins Bahia, foi dada no final da manhã de ontem, logo após o juiz federal Mário Jambo ouvir as três testemunhas de defesa do réu, que é um dos acusados de participar do suposto esquema de corrupção e tráfico de influências investigado pela Operação Hígia, deflagrada em 2008.

Adriano Abreu

O juiz federal Mário Jambo ouviu três testemunhas de defesa durante o dia de ontem

Foram ouvidos ontem o ex-deputado Cláudio Porpino; o ex-coordenador administrativo da Sesap, Carlos Eugênio Pereira; e um amigo de João Henrique, Marcelo Leal de Medeiros. Hoje o processo entra em seu quarto dia de depoimentos, com a oitiva das testemunhas de defesa dos réus Luciano de Sousa e Maria Eleonora Castim. O processo reúne um total de 15 pessoas denunciadas, dentre as quais o filho da ex-governadora Wilma de Faria, o empresário Lauro Maia. Os depoimentos das testemunhas prosseguem pelo menos até a próxima semana e os réus só devem ser ouvidos posteriormente.

Segundo a depor na manhã de ontem, o ex-deputado Cláudio Porpino afirmou que a amizade entre João Henrique e Lauro Maia era “uma relação como a que todos tínhamos no partido (PSB).” A testemunha deu detalhes da convivência dentro da legenda, que na época anterior à operação sofreu um racha devido à tentativa do deputado Rogério Marinho em se lançar candidato à Prefeitura do Natal, contra o desejo dos aliados de Wilma de Faria em apoiar a candidatura de Fátima Bezerra, do PT.

O ex-deputado disse não saber se Lauro Maia, mesmo fora do governo, tinha alguma participação nas “tratativas” para contratação de empresas pela Secretaria de Saúde do Estado. Questionado pelo juiz Mário Jambo se é comum pessoas de fora da administração participarem dessas negociações, Cláudio Porpino foi enfático: “Não sei”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!