31 outubro, 2011

Lula dá início a tratamento contra o câncer nesta segunda-feira

Ex-presidente foi diagnosticado no sábado e será submetido a sessões de quimioterapia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dá início nesta segunda-feira (31) ao tratamento de câncer na laringe, diagnosticado no último sábado (29). Foi identificado um tumor de 2 cm a 3 cm, que será combatido com sessões de quimioterapia a cada 21 dias e, num segundo momento, com radioterapia. A equipe médica descartou cirurgia por enquanto. Lula deixou seu apartamento em São Bernardo do Campo pouco depois das 8h30 de hoje em direção ao hospital, onde deve ficar internado até amanhã. Ele chegou ao Sírio-Libanês por volta das 10h.

Lula receberá a medicação por cateter, um tubo que levará os remédios à região do tumor. O pequeno duto passará pelas artérias, até chegar a laringe. O remédio será dosado por um aparelho que fica preso ao corpo do paciente. Em homens com mais de 40 anos, o câncer de laringe costuma ter relação com o cigarro e o consumo de álcool. Lula fumou por muitos anos, mas evitava aparecer em público com o cigarro na mão.





O ex-presidente passou o domingo descansando com a família em seu apartamento, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Como precisa poupar a voz, passou o dia se comunicando por gestos e bilhetes, e não recebeu visitas, exceto a do médico particular, Roberto Kalil. Os filhos e a mulher, Marisa Letícia, fizeram companhia durante todo o dia. Ele se alimentou de sopa e sucos. Durante o dia, apareceu na janela com o neto no colo.

Rouquidão

Lula já reclamava de "rouquidão excessiva" havia pelo menos duas semanas, segundo informou o assessor pessoal do petista, José Crispiniano. Ele disse que os funcionários do Instituto Lula, em São Bernardo do Campo, ouviram as primeiras queixas do ex-presidente há cerca de duas semanas.

Mas foi na comemoração de seu aniversário, na última quinta-feira (27), que ele contou o que estava sentindo ao médico Roberto Kalil, também seu amigo pessoal. Kalil pediu a Lula que não adiasse os exames. Na sexta (28), Lula foi para o hospital, passou por uma bateria de exames, mas precisou voltar no dia seguinte, quando o câncer foi finalmente identificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!