24 novembro, 2011

ECOLOGISTAS PEDEM VETO DE DILMA A PONTOS DO CÓDIGO FLORESTAL


Padinha publicou!
Presidente Dilma pode harmonizar conflitos no Código Florestal  já aprovado



A repórter Josie Jerônimo cobriu para o jornal Estado de Minas a sessão do Senado que aprovou o Código Florestal, esta matéria serve de base a este resumo de informações sobre esta questão, vital para a Nação: um acordo entre o Governo e a bancada ruralista selou ontem a aprovação do texto base do Código Florestal na Comissão de Meio Ambiente do Senado. O relator da proposta, senador do Acre Jorge Viana (que desapontou os ambientalistas que esperavam mais dele) classificou o resultado de "consenso" de uma “lei realista”... Parlamentares contrários às concessões ambientais previstas no texto, como o jovem senador Randolfe Rodrigues e como a ecologista Marina Silva (que acompanhou tudo em nome de centenas de entidades do movimento de cidadania) já desistiram de brigar no Senado por mudanças e apostam nos vetos seletivos da Presidente Dilma Rousseff para harmonizar os pontos de discórdia que permaneceram. Os destaques serão analisados hoje e estes podem ficarão mais claros.

Presidente Dilma frimou este compromisso público desde a campanha

Relator Jorge Vianna não defendeu prioridades ambientalistas

Randolfe Rodrigues foi a voz da Nação ontem no Senado

Código Florestal tal como aprovado é um retrocesso para o Brasil


A ex-ministra Marina Silva acompanhou as cinco horas de debate que antecederam a aprovação do relatório de Viana, acrescido de 41 emendas, e saiu da sessão convocando a sociedade para uma “campanha pelo veto” presidencial ao código que sairá do Congresso. “Só nos resta a campanha para que a presidente Dilma cumpra o que prometeu : vetar qualquer anistia a desmatadores.”
O analista de políticas públicas da WWF Brasil, Kenzo Ferreira, afirma que o código do Senado é mais elaborado do que o da Câmara do ponto de vista jurídico, mas que o parecer de Viana mantém “questões estruturais” presentes no relatório do ex-deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). “Esse código acaba com as possibilidades de o Brasil ter qualquer papel decisivo nas discussões do clima na Rio+20. Exceto o capítulo da agricultura familiar, a lei inteira deveria ser vetada. Foi o pior presente de Natal para a Presidente.”
Na votação da Comissão de Meio Ambiente, o acordo para a aprovação estava tão consolidado que apenas o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) deu voto contrário.Lindberg Farias (PT-RJ), suplente na comissão e sem direito a voto, compareceu à sessão para criticar o entendimento acertado entre governistas e ruralistas na véspera da deliberação: “Não aceito negociação na calada da noite”.
"Não se trata de um entendimento nem mesmo de um acordo, parece mais um arranjo de interesses tipo barganha da velha política",  comentou por sua vez ontem à noite, ao tomar conhecimento dos fatos, por telefone, o repórter e ecologista Padinha, editor deste blog Folha Verde News. Ele lamentou as artimanhas politicas, no mau sentido, diante de assunto de tamanha importância para o Brasil, que envolve a possibilidade de um Desenvolvimento Sustentável e a chance de um equilíbrio entre economia rural e a ecologia, "o que daria ao país uma situação extraordinária de avanço".
 
Fontes:  www.em.com.br
               http://folhaverdenews.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!