26 novembro, 2011

protestos contra trem com lixo nuclear


Durante a madrugada os manifestantes impediram, em várias ocasiões, que o trem seguisse adiante em sua passagem pela região do Palatinado e no estado de Hesse, ambos no oeste da Alemanha
Foto: AFP
Os protestos contra um trem carregado com resíduos radioativos aumentaram neste sábado na Alemanha, enquanto o comboio se aproxima, rodeado por fortes medidas de segurança, de seu destino final, o deposito de Gorleben, no norte do país. Os principais incidentes aconteceram na localidade de Eichenberg, perto da cidade de Göttingen, onde 20 ativistas conseguiram burlar o cordão policial e chegar até as vias, conseguindo deter o comboio.

Além disso, durante a madrugada os manifestantes impediram, em várias ocasiões, que o trem seguisse adiante em sua passagem pela região do Palatinado e no estado de Hesse, ambos no oeste do país. As forças de segurança, que desdobraram um total de 20 mil soldados para proteger o percurso deste polêmico trem, aplicaram neste ano uma nova estratégia e optaram pela "tolerância zero", como apontou em sua edição de hoje o jornal Berliner Tageszeitung.
"A Polícia reagiu com uma força incomum contra os protestos", destacava o periódico em sua capa, lembrando que em anos anteriores as forças de segurança não atuaram contra os manifestantes até que estes tentassem deter o trem.
Para este sábado está prevista uma grande manifestação contra a energia atômica na localidade de Dannenberg, a mais próxima ao cemitério nuclear de Gorleben, na qual os organizadores preveem reunir milhares de ativistas. No entanto, ainda não se sabe quando o trem chegará a esta localidade, onde os 11 contêineres com 2,5 mil toneladas de lixo altamente radioativo devem ser transferidos a caminhões para percorrer os últimos quilômetros por estrada até o depósito temporário de Gorleben.
Durante a noite também aconteceu uma série de protestos antinucleares em grande parte do percurso do comboio, o que obrigou o trem a parar em várias ocasiões. A Polícia informou em comunicado que seus soldados foram atacados com coquetéis molotov na região de Wendland, e os ativistas e meios de comunicação destacaram o abundante uso de canhões de água, balas de borracha e gás lacrimogêneo por parte das forças de segurança.
 Durante a madrugada os manifestantes impediram, em várias ocasiões, que o trem seguisse adiante em sua passagem pela região do Palatinado e no estado .... Foto: AFP
O comboio com os contêineres de resíduos entrou em território alemão na sexta-feira de manhã pela localidade de Saarbrücken (oeste) procedente da usina de processamento de lixo atômico de Le Hague, na França. Na quinta-feira à tarde ocorreram já em território alemão os primeiros incidentes relacionados com a passagem do comboio, quando a Polícia lançou água contra 800 manifestantes na localidade de Metzingen (sul da Alemanha), segundo a imprensa local.
Há anos, a viagem deste comboio radioativo gera protestos na Alemanha, a partir de grupos contrários a energia atômica e sucessivos cortes das vias em seu trajeto até o depósito de Gorleben. Após as grandes concentrações do ano passado, as maiores em décadas, os protestos de 2011 são os primeiros após o aprovação do "blecaute" nuclear emitido pela chanceler federal, Angela Merkel, sob o impacto da catástrofe da usina japonesa de Fukushima.

INFORMAÇÕES DO TERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!