22 dezembro, 2014

ALÉM DE ECOLÓGICA A ENERGIA SOLAR É MAIS ECONÔMICA

Energia solar é mais barata do que se pensa
Reeditada...

Projeto da sede da Apple: localizada em Cupertino, Califórnia, tem formato de disco voador e telhado
 recoberto de painéis solares
O repórter Eduardo Pegurier no site O Eco revela que pesquisadores da Queens’s University, no Canadá, avaliam que o custo da energia produzida por células fotovoltaicas tem sido exagerado. Segundo eles, a tecnologia alternativa está prestes a ultrapassar o limiar em que poderá ser amplamente adotada, pois terá preço semelhante a fontes mais comuns, como usinas hidrelétricas, termoelétricas, nucleares. Joshua Pearce, professor adjunto do Departamento de Engenharia Mecânica e de Materiais, aponta que os cálculos para energia solar não tem levado em consideração a redução de custo dos painéis fotovoltaicos de 70% nos últimos dois anos.



 Outro fator que tem sido exagerado é a perda de eficiência das células fotovoltaicas ao longo do tempo. Enquanto a maioria dos estudos considera que essa decadência é de 1% ao ano, na verdade os painéis perdem apenas entre 0,1 e 0,2%. Pearce defende, junto com mais dois autores, seus números em artigo sobre o assunto que pode ser baixado aqui. O grupo também criou uma calculadora -- bastante técnica -- para fazer esse cálculo. Ela pode ser baixada em formato Excel aqui (repare o link no lado direito da página de web). Estas informações formam uma tendência de Desenvolvimento Sustentável e  está levando empresas de vanguarda a construírem sedes com enormes áreas cobertas por painéis solares. A Apple é uma delas. Pouco antes de falecer, Steve Jobs anunciou a nova sede da empresa, em Cupertino, Califórnia, que tem forma de disco voador, toda a cobertura da estrutura, cerca de 46 mil metros quadrados, será recoberta de painéis solares capazes de produzir 5 MW. A nova instalação da Apple terá uma capacidade de produção de energia 3 vezes maior do que a da sede da Google e será a a maior nos EUA até que um novo prédio da ToysRus fique pronto e produza, de acordo com os planos, 5,4 MW. O futuro telhado solar da nova sede da Apple – desde que o Sol esteja brilhando -- poderá suprir o consumo de algo como 7 mil residências típicas californianas. Mesmo assim, não será suficiente para cobrir todo o consumo da empresa. Para complementar o total necessário e ser o mais verde possível, a Apple terá sua própria usina de energia, possivelmente baseada em gás natural. A rede pública de energia só será usada como alternativa em momentos de necessidade ou por conta de uma pane no sistema.
Diante destas informações e desta tendência crescente de uso da Energia Solar, a comparação com a realidade energética no Brasil fica mais crítica, ainda mais que nosso país é um dos mais privilegiados do planeta em termos de Sol e de variados recursos da natureza, como também os ventos, que produzem a Energia Solar, também avançando muito, especialmente na Europa. Neste sentido crítico, confir a seguir esta opinião, manifestada por Fábio Olmos, em forma de comentário: "Um grande problema é o viés stalinista da nossa política energética, focada em grandes produtores sob tutela do big brother governamental escravo de empreiteiras e outros grupos de interesse. Falta ao Brasil uma política que aceite milhares de pequenos produtores domésticos de energia conectados à rede comum que possam vender seu excedente, como ocorre em outros países. Isso, com uma política fiscal progressista, incentivaria que mais gente colocasse painéis solares no próprio telhado. Mas, obviamente, o governo prefere que o BNEDS financie Belo Monte"...
Aumenta a possibilidade de energias mais limpas como a Solar e como a Eólica

Isso aumenta o movimento contra loucuras como megausinas na Amazônia
Fontes: www.oeco.com.br
             worldpress.com
FVN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!