29 janeiro, 2012

..Área dos desabamentos é cercada por tapumes, e na segunda-feira vias serão liberadas


Por O Globo

A área dos desabamentos no Centro do Rio amanheceu neste domingo cercada por tapumes colocados pela prefeitura para isolar a região. Quase não há mais escombros no local, e a expectativa é que a rotina comece a voltar ao normal a partir das 6h de segunda-feira, quando a Avenida Almirante Barroso será totalmente liberada ao tráfego de veículos.

A via encontra-se interditada, entre a Avenida Rio Branco e a Rua Senador Dantas, para facilitar o trabalho das equipes nas buscas e retirada de escombros. A Avenida Treze de Maio será liberada aos pedestres, e a Rua Senador Dantas voltará à mão de origem, do Passeio à Avenida Chile. Segundo o Centro de Operações, permanecem interditados pela Defesa Civil o prédio de número 6 da Avenida Almirante Barroso e o anexo do Theatro Municipal.
Neste domingo, por conta do trabalho das equipes, ainda não está permitido o acesso aos prédios da Avenida Treze de Maio. A via continua fechada para carros e pedestres.

Segundo informou a rádio CBN, partes de corpos encontradas em um depósito da Comlurb para onde estão sendo levados escombros dos desabamentos deram entrada no Instituto Médico-Legal no fim da noite de sábado. Não se sabe se os membros pertencem a uma mesma pessoa. De acordo com o IML, só por meio de exames será possível fazer a identificação.

Na tentativa de encontrar os cinco corpos que ainda estão desaparecidos, o Corpo de Bombeiros está revirando também o entulho que está em um terreno da Comlurb, na Rodovia Washington Luiz. Cães farejadores também farão buscas no local. A iniciativa foi tomada depois que um cadáver foi encontrado no local, em meio aos escombros. O trabalho de buscas pelas vítimas também passou a ser feito de forma mais minuciosa. Até agora, 17 corpos foram localizados e 13 deles, identificados.


Os quatro funcionários da concessionária Porto Novo que aparecem em fotos publicadas pelo jornal "Folha de S. Paulo" revirando os entulhos dos prédios que desabaram no Centro serão demitidos. O anúncio foi feito após uma reunião na tarde deste sábado entre o prefeito Eduardo Paes, a delegada geral da Polícia Civil, Marta Rocha, o comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Sério Simões, e diversos secretários municipais.
Foi informado também que a segurança na área onde os entulhos estão sendo levados, na Zona Portuária, será reforçada, e que a Polícia Civil vai investigar as denúncias.

As advogadas Ana Betiza e Simone Argelo Andres, que trabalhavam no escritório Blatter e Galvão, no Edifício Liberdade, anunciaram neste sábado a criação da Associação de Vítimas da Treze de Maio. Segundo Simone, cerca de 15 pessoas que trabalhavam no prédio se reuniram na noite de sexta-feira e decidiram que a prioridade é garantir o resguardo dos bens que estão sendo retirados dos escombros.

- A gente já tem notícias de que escavadores já estão tendo acesso ao material. E, a gente que tem documentos importantes e nossa vida profissional toda lá, não sabemos nem ao certo onde eles estão sendo depositados - diz a advogada.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, os bens estão sendo levados para o porto, onde é feita uma triagem, e depois para um terreno da Comlurb na Rodovia Washington Luiz. Eles serão entregues a perícia da Polícia Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!