31 janeiro, 2012

Romney vence prévia na Flórida e é favorito a ser rival de Obama, diz CNN

O pré-candidato republicano Mitt Romney (Foto: AP)O empresário e ex-governador de Massachusetts Mitt Romney venceu nesta terça-feira (31) a eleição prévia do Partido Republicano no estado da Flórida, segundo projeção da rede de TV CNN com base em pesquisas de boca de urna.
  1. O pré-candidato republicano Mitt Romney (Foto: AP)
Foi a segunda vitória de Romney nas quatro primeiras disputas do partido para decidir quem vai concorrer com o presidente Barack Obama nas eleições de novembro nos Estados Unidos. Romney agora lidera a disputa e se consolida como favorito a ser o candidato a presidente pelos republicanos.

A votação na Flórida foi a mais relevante para os republicanos até agora. Por ser um estado muito populoso, ele dá ao vencedor um total de 50 delegados para representarem sua candidatura na Convenção Nacional do partido, quando o candidato é formalmente indicado em uma eleição indireta.



Segundo a CNN, Romney agora tem 84 delegados, contra 27 de Newt Gingrich (seu principal concorrente), enquanto Ron Paul tem 10 delegados e Rick Santorum tem 8. Assim como na eleição propriamente dita, as primárias acontecem separadamente em cada estado, e o vencedor ganha o apoio dos delegados de cada estado - o número de delegados é proporcional à população do estado. O pré-candidato que conseguir atingir a marca de 1.144 delegados se torna o indicado do Partido.

  1. perfil mitt romney eleições eua (Foto: Editoria de Arte/G1)

Ao confirmar seu favoritismo na Flórida, Romney se aproxima de garantir a indicação como candidato presidencial, por mais que seu principal rival, Gingrich, prometa disputar as prévias em todos os 50 estados até a convenção do partido, em agosto. O resultado da primária desta terça deve ser anunciado durante a madrugada de quarta-feira (1º).A primária da Flórida foi a quarta prévia realizada pelos republicanos e, apesar de Romney aparecer desde o início como favorito, cada uma das três primeiras rodadas da disputa interna teve um vencedor diferente. O ultraconservador Rick Santorum venceu em Iowa, Romney ganhou em New Hampshire e o ex-presidente da Câmara de Deputados Newt Gingrich saiu vencedor na Carolina do Sul, o que tornou a disputa acirrada e deixou incerta a candidatura do partido rival de Obama.Antes mesmo do fim da votação, Gingrich já parecia admitir que seria derrotado, como previam as pesquisas de intenção de voto. Em uma entrevista ao "New York Times", ele disse estar olhando bem adiante, sem pensar só na Flórida, e disse que o Partido Republicano teria uma definição "Até junho ou julho, a não ser que Romney desista antes", disse, indicando uma longa batalha entre os republicanos.
A campanha na Flórida foi marcada por fortes ataques entre os dois principais pré-candidatos do Partido Republicano. Romney e Gingrich concentraram sua propaganda política em críticas um ao outro na tentativa de conquistar o voto do eleitorado no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!