22 dezembro, 2012

Uma sátira ao Natal dos banqueiros


Foto: Gabriel Bonis

Em meio à decoração natalina e corais de ursinhos de pelúcia na Avenida Paulista, centro de São Paulo, uma manifestação de funcionários do banco HSBC aproveitou os clichês da festa cristã para protestar contra as condições de trabalho. De longe, as versões satíricas de tradiconais jingles de Natal atraíam a atenção dos pedestres na movimentada calçada: “Bom Natal, um Feliz Natal, se eu pratico assédio moral, com você” e “É Natal, é Natal, passa no RH, tá prontinha a rescisão, pode se mandar”, são apenas dois dos trechos mais repetidos.

Organizado pelo Sindicato dos Bancários de Curitiba, onde fica a sede do HSBC, a ação se espalhou pelo Brasil. Usando o humor, os funcionários denunciam supostos abusos cometidos pela instituição, como demissões, metas abusivas e terceirizações.
O cenário de crítica aos lucros obtidos pelos banqueiros é completado com teatro. Ao lado do cartaz “Natal dos Desiludidos”, personagens do setor bancário e econômico ganham ares natalinos. Ao som dos jingles, dançam em frente ao banco o “Jurosalém”, com sua fantasia de Rei Mago,  e o “Satã-der”, com sua capa vermelha e uma foice. Há espaço ainda para o “Papel Noel Magro” – sem o saco de presentes, claro.
Em São Paulo, o protesto quer lembrar a demissão cerca de 40 pessoas nas últimas semanas. “É muita gente com desempenho ruim para mandar embora na mesma época”, ironiza Liliane Fiuza, diretora do sindicato e funcionária do banco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!