27 fevereiro, 2013

Ideias verdes... Caminhão de 1940 é reformado e vira espaço para descanso e lazer


<p>
 Esta é uma opção muito mais sustentável e que tende a valorizar a visão de cidade para pessoas. | Foto: <a href='http://www.architizer.com/en_us/blog/dyn/71245/rebar-parklet-cycling-sf/#.USurxzDU8l8' target='_blank'>Architizer</a></p>
Esta é uma opção muito mais sustentável e que tende a valorizar a visão de cidade para pessoas. | Foto: Architizer
<p>
 Esta foi uma maneira criativa e funcional de aproveitar um caminhão sem utilidade e ainda incentivar a ocupação do espaço público. | Foto: <a href='http://www.architizer.com/en_us/blog/dyn/71245/rebar-parklet-cycling-sf/#.USurxzDU8l8' target='_blank'>Architizer</a></p>
<p>
 O caminhão do modelo H Van, de 1940 foi adaptado para servir como um espaço de descanso e lazer. | Foto: <a href='http://www.architizer.com/en_us/blog/dyn/71245/rebar-parklet-cycling-sf/#.USurxzDU8l8' target='_blank'>Architizer</a></p>
A população de São Francisco, nos Estados Unidos, tem ganhado novos espaços para o uso comum. O projeto, apelidado de “New Parklets”, busca humanizar espaços que antes eram usados como estacionamentos.
O programa teve início em 2010 e desde então ganha cada vez mais popularidade. Prova disso é o fato de que hoje já existem 38 estruturas instaladas para o uso da população local. A última estrutura lançada é feita a partir de um antigo caminhão Citroën reformado.
No lugar de carregar carga e colaborar para o aumento da poluição automotiva, o caminhão do modelo H Van, de 1940 foi adaptado para servir como um espaço de descanso e lazer. A reforma, feita pelo Rapha Cycle Club e pela Marina de São Francisco, manteve a cabine do caminhão e parte da traseira.
O H Van hoje possui bancos, uma mesa e diversas plantas, um verdadeiro refúgio para os pedestres. Além disso, por ter sido idealizado por um clube de ciclismo, o local apoia os ciclistas através da disposição de bicicletários, onde as bikes podem ser guardadas com segurança.
Esta foi uma maneira criativa e funcional de aproveitar um caminhão sem utilidade e ainda incentivar a ocupação do espaço público. Nem todas as pessoas ficaram felizes com a criação, já que ela ocupa vagas que normalmente seriam utilizadas por carros. Mas, esta é uma opção muito mais sustentável e que tende a valorizar a visão de cidade para pessoas. Com informações do Inhabitat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!