01 fevereiro, 2013

Os Verdes


1.1 Têm como prioridade incentivar e apoiar os movimentos de base e outras organizações da sociedade civil que trabalhem por governos democráticos, transparentes e responsáveis, em todos os níveis, do local ao global.
1.2 Apoiam ativamente os jovens através da liberdade de expressão, da instrução e do incentivo positivo para participar em todos os aspectos da ação política.
1.3 Se esforçarão para a democratização na relação de gêneros promovendo mediações apropriadas que permitam mulheres e homens tomarem parte igualmente nas esferas econômica, política e social.
1.4 Insistem na ratificação imediata da Convenção da OECD (Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico) para o Combate do Suborno de Funcionários Públicos Estrangeiros em Negócios Internacionais.

1.5 Apoiam o direito dos cidadãos a ter acesso às informações oficiais e à imprensa livre e independente.
1.6 Trabalharão para o acesso universal às comunicações eletrônicas e à tecnologia de informação, começando com as formas básicas tais como o rádio, Internet e endereço eletrônico. Trabalharemos também para tornar o acesso a estas tecnologias o mais barato possível.
1.7 Apoiam um sistema legal que assegure o direito de defesa e prática de proporcionalidade entre crime e punição.
1.8 Apoiam financiamento público das campanhas eleitorais e asseguram que todas as doações, onde permitidas, sejam transparentes com um limite tanto para contribuição individual ou de pessoa jurídica.
1.9 Contestarão a dominação corporativa dos governos, em especial onde os cidadãos sejam furtados de seu direito à participação política.
1.10 Apoiarão a separação dos poderes entre executivo, legislativo e judiciário e a separação entre estado e religião.
1.11 Apoiarão o desenvolvimento e fortalecimento do governo local.
1.12 Apoiarão a reestruturação das instituições de estado para democratizá-las e torná-las mais transparentes e eficientes a serviço da comunidade e do desenvolvimento sustentável.
2. Equidade
2.0 As diferenças de padrões de vida e de oportunidades no mundo são hoje intoleráveis. A dívida externa do terceiro mundo é a maior de todos os tempos: US$2,5 trilhões, enquanto os países do OECD dão apenas 0,23% do seu PIB em ajuda. Os 20% mais ricos da população do mundo possuem mais de 80% da renda enquanto 1,2 bilhão de pessoas vivem na pobreza (com menos de um dólar por dia). 125 milhões de crianças nunca foram à escola e 880 milhões de pessoas não sabem ler ou escrever. Mais de dois terços destas pessoas são mulheres e as mulheres são 60% dos pobres. O crescimento da população diminuiu mas espera-se ainda que aumente de 2 a 3 bilhões de pessoas até 2050. O número dos infectados com HIV e com tuberculose estão aumentando.
Os Verdes
2.1 Trabalharão para aumentar a ajuda governamental para países em desenvolvimento e apoiam um fundo de ajuda para os mais pobres com as prioridades sendo determinadas através de trabalhos com comunidades locais.
2.2 Trabalharão para promover os direitos, status, educação e participação política da mulher.
2.3 Comprometem-se com o objetivo de tornar a instrução primária universal e de alta qualidade até 2015, financiada com o aumento da ajuda externa e perdão da dívida.
2.4 Trabalharão para o cancelamento da dívida dos países em desenvolvimento especialmente em países mais pobres e apoiarão o uso de incentivos que assegurem que a economia feita com o perdão da dívida seja canalizada para a redução da pobreza e conservação ambiental e que o processo contábil seja transparente e tenha a participação das comunidades envolvidas.
2.5 Vêem como prioridade uma ação concentrada para combater grandes epidemias incluindo HIV-Aids, tuberculose e malária, especialmente na África, onde um esforço duplo é necessário para permitir acesso geral a eficientes terapias de baixo custo e para restaurar o progresso econômico especialmente através da educação.
2.6 Reconhecem o direito de compensação das pessoas que perdem acesso aos seus recurso naturais através de deslocamento por destruição ambiental ou intervenção humana assim como colonização e migração.
2.7 Revisarão a relação entre a posse de propriedade e o uso exclusivo de seus recursos, com o propósito de conter o abuso ambiental e estender acesso ao sustento básico para todos, especialmente comunidades indígenas.
2.8 Trabalharão para assegurar que todos os homens, mulheres e crianças possam alcançar segurança econômica, sem recorrer a atividades pessoalmente danosas como pornografia, prostituição ou venda de órgãos.
2.9 Se comprometem em trabalhar para melhor uma distribuição de renda e a criação de igual oportunidades dentro de todas as nossas sociedades, reconhecendo que existe um número crescente de pobres e marginalizados também em países desenvolvidos.
2.10 Defendem e promovm os direitos humanos, sociais e ambientais das pessoas de cor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!