10 fevereiro, 2013

Paz e segurança


9.0 As causas de conflitos estão mudando. As diferenças entre guerra, crime organizado e os abusos deliberados em grande escala aos direitos humanos estão diminuindo e o comércio de armas é crescente e globalizado, alimentado pela única isenção nas normas contra subsídios da OMC. Como uma rede global, nós temos um papel vital a desempenhar reforçando, as ligações entre as organizações comunitárias que trabalhem pelos direitos humanos e paz, apoiando e dando forma aos conceitos emergentes e às instituições globais de governo.


Os Verdes
9.1 Apoiam o reforço da ONU como uma organização global da gerência de conflitos e de mantenedores da paz, remarcando que, no caso da falha de medidas de prevenção e nas situações de violações estruturais e maciças dos direitos humanos e/ou de genocídio, o uso de força pode ser justificado se significar o único meio de prevenção contra a continuidade da violação dos direitos humanos e sofrimento, contanto que esteja sob o comando da ONU. Ainda que países individuais tenham o direito de não apoiar ou colaborar com a ação.
9.2 Farão campanha para que os países do sul tenham maior poder na ONU, trabalhando para a abolição do poder de veto do Conselho de Segurança, para remover a categoria de membro permanente e para aumentar o número de estados membros.
9.3 Apoiam a proposta de uma Corte Criminal Internacional. Em caso de guerra, o estupro de massa deverá ser considerado como crime de guerra.
9.4 Exigem a redução do poder do complexo militar-industrial-financeiro para reduzir radicalmente o comércio de armas, assegurando transparência na produção e a remoção de subsídios escondidos que beneficiam a indústria bélica.
9.5 Trabalharão para regulamentar e reduzir o comércio internacional de armas, com objetivo a longo prazo de total abolição (incluindo a proibição de armas nucleares, biológicas e químicas, armas que utilizem urânio e minas terrestres) trazendo a questão para âmbito da ONU.
9.6 Ajudarão no reforço dos programas de paz já existentes e criarão novos que se dirijam a todos os aspectos que construam uma cultura da paz. Os programas incluirão a análise das raízes da violência, incluindo violência inter-familiar e a questão do respeito mútuo entre gêneros. Apoiam o treinamento na resolução de conflitos sem violência em todos os níveis.
9.7 Exigem uma corte de justiça internacional para crimes ambientais durante os tempos de conflito.
9.8 Pedem regras internacionais de engajamento militar para assegurar que recursos naturais sejam protegidos adequadamente durante conflitos.
9.9 Lutarão contra o Projeto Míssil de Defesa Nacional dos Estados Unidos da América e trabalharão para a desmilitarização e desnuclerização do espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!