20 junho, 2015

ENERGIA SOLAR É O NOME DA NOVA ESPERANÇA CONTRA A SECA NO NORDESTE DO BRASIL

Sol do sertão produz água no Rio Grande do Norte: parece milagre mas é realidade



Foi inaugurado o primeiro sistema de dessalinização alimentado por energia solar, um projeto piloto, no assentamento Maria da Paz, no município de João Câmara (RN), com oferta de  água potável para 220 pessoas.... "A quantidade no caso, não importa e sim o processo de produção de água nessa época de crise hídrica e ainda mais no agreste nordestino", comentou por aqui no blog Folha Verde News o repórter e ecologista Antônio de Pádua Padinha, ao editar estas informações que recebeu por e-mail do siteAmbiente Brasil. O secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Ney Maranhão, destacou três vantagens significativas do sistema de dessalinização solar: “Agora se podem atender localidades que tenham energia deficitária, os painéis fotovoltaicos garantem uma  bem maior autonomia às comunidades, que deixam de depender da prefeitura ou outra instituição para arcar com a conta de luz e o custo per capta da adaptação para captar a energia do sol é baixo, ao alcance de todos".  Os moradores do assentamento assistiram a cerimônia de entrega deste e de outros cinco sistemas que já estão operando em comunidades vizinhas, que beneficiarão 1.500 nordestinos. Foram entregues os dessalinizadores das comunidades Açucena e Boa Sorte, também no município de João Câmara, Limão/Limoeiro, no município de Parazinho, Bom Sucesso, no município de Pedra Grande e Catinga Grande no município de São José do Seridó.


O milagre de transformar sol em água é uma tecnologia limpa, ecológica, econômica, sustentável


O nordestino sofre mas o sol do sertão é para todos a esperança agora de água e futuro

Dona Maria de Fátima, merendeira da única escola local e moradora do assentamento há mais de 12 anos, relatou o grande sofrimento da comunidade com a falta d’água. Ela contou que, enquanto só algumas famílias conseguiam comprar água mineral para beber, outras tinham que beber a água que colhiam da chuva (hábito comum na região onde além do mais chove pouco). "A água da chuva que a gente junta de cisterna é suja, vem das telhas, carrega até inseto. É água que serve pra gente lavar roupa, usar no banheiro, mas não para tomar, mas como não tinha outra a gente tomava", lembrou Dona Maria: "As crianças tinham muito verme, diarréia. Era muito difícil com essa falta de água".
Ela se anima ao contar como mudou depois da chegada do ÁguaDOCE: “Hoje nós temos água boa, limpa. Essa água é de qualidade, é melhor que água mineral e é suficiente para a comunidade toda beber e cozinhar. É uma riqueza, a maior riqueza que poderíamos ter. Parece que estamos no céu”, falou à BBC esta senhora do Rio Grande do Norte.  O presidente da Associação Comunitária do Assentamento Maria da Paz, João Maria Martins, afirmou que o PAD veio para mudar a situação local: “A gente tinha dois poços desativados mas agora com o programa conseguimos reativar um dos poços. O Programa ÁguaDOCE foi um sonho, resolveu muita coisa aqui”, assegurou João Martins. Já o coordenador nacional do Programa Água DOCE, Renato Ferreira explicou que a unidade é um projeto piloto e a tendência é que ele seja implantado em  muitas outras comunidades rurais, pois o sistema aumenta a sustentabilidade energética, ambiental e social da comunidade. "Esse sistema utiliza energia limpa e ainda fornece uma autonomia para a comunidade que deixa de se preocupar com conta de luz". Para a coordenadora estadual , Ieda Cortez, o programa é muito importante para essa região marcada por assentamentos, pois traz uma solução permanente diante da escassez de recursos hídricos vivenciada no local. "O Rio Grande do Norte é o estado que tem uma incidência solar altíssima e temos que aproveitar isso, levar essa solução sustentável para outras regiões do estado como o Seridó, Autoeste e o Agreste".


O Prograna ÁguaDOCE precisa urgente se ampliar prá todo Nordeste e todo país

Antes, cientistas e ecologistas já haviam desenvolvido esta alternativa

O repórter André Trigueiro é um entusiasta da Energia Solar que tem várias aplicações



Programa ÁguaDOCE tem por objetivo estabelecer política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano, por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação, na recuperação e na gestão de sistemas de dessalinização. É uma ação realizada em parceria com diversas instituições federais, estaduais, municipais e empresas ou ecologistas da sociedade civil. O convênio com o estado do Rio Grande do Norte tem como meta a implantação, recuperação e gestão de  pelo menos 153 sistemas de dessalinização, no valor de R$ 20 milhões. beneficiando 61,2 mil pessoas. Enfim, o Sol pode ser o caminho da água no sertão do nordeste.


O Brasil e o Nordeste precisam aproveitar a energia limpa, ecológica e econômica do Sol 


Fontes: www.ambientebrasil.com.br
              BBC
              www.folhaverdenews.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!