19 maio, 2010

Senado aprova Ficha Limpa por unanimidade


Os senadores aprovaram por unanimidade nesta quarta-feira (19) o projeto Ficha Limpa, que torna inelegível políticos condenados pela Justiça em segunda instância. Todos os 76 senadores presentes à sessão votaram a favor do projeto. Agora, eles vão analisar emendas ao projeto antes dele seguir para a sanção presidencial.
O vice-presidente do Senado, Marconi Perillo (PSDB), que preside a sessão de hoje, disse em plenário que vai mandar ainda hoje o projeto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que ele possa ser sancionado.
A proposta já havia sido aprovada por unanimidade na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado na manhã de hoje. Os senadores também haviam aprovado pedido para o projeto ser votado em regime de urgência, com a intenção de que ele pudesse valer já nas eleições deste ano.
De acordo com integrantes do MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral), para valer neste ano, o projeto precisa ser aprovado antes das convenções partidárias, que começam no dia 10 de junho. Entretanto, a possibilidade de o projeto valer neste ano não é consenso entre especialistas. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ainda vai responder a uma consulta do senador Arthur Virgílio (PSDB) sobre a questão.
O Ficha Limpa amplia a lista de crimes que tornam um candidato inelegível. A lei atual só impede a candidatura caso a decisão condenatória seja de última instância, mas o texto da Câmara amplia a inelegibilidade para quem tenha sido condenado por órgão colegiado - composto por mais de um juíz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!